top of page
MÃE MICHELLE DE OXUM

UMBANDA TEM FUNDAMENTO MAS É PRECISO ESTUDAR!

EXUS OS GUARDIÕES DA LEI DIVINA, AGENTES KARMICOS E SENTINELAS NAS UMBANDAS



"Olotó mi òtá aiyé - Aquele que diz a verdade é inimigo dos seres"


Sem sombra de dúvidas, Exú é o ser mais polêmico do panteão de Divindades Afro-brasileiras. Os menos informados, associam a essa Divindade, arquétipos próprios do demônio cristão com direito a chifres, pele vermelha, pés de boi, rabo, tridente e voz não humana. Algo semelhante passou Shiva, Divindade Hinduísta e Netuno, o Deus dos Mares dos Romanos, entre tantos outros que foram considerados "Deuses Pagãos".

Na verdade isso é uma corruptela histórica promovida pelo egocentrismo, Eurocentrismo e idolatria cega a uma ortodoxia centrada no poder. Não estou me referindo a conversão promovida por Jesus, o mestre dos mestres e sim a algo mais recente como os massacres promovidos pela Guerra Santa; aos 300 anos de Inquisição e perda histórica de monumentos dos Deuses pagãos em nome da Santa Igreja. Perdas culturais irreparáveis, onde só resquícios permanecem nos porões das Igrejas da Europa. Jesus, foi só o homem que carregou a cruz em nome de nossos pecados!

O conceito Cristão do que é DEUS (concílios Ecumênicos) é recente em relação a concepção do que são os "DEUSES" da Antiguidade e não é aplicável a eles.

São culturas diferentes, modos diferentes se viver e sentir o Sagrado.


Voltando ao que é Exú nas Umbandas - É agente saneador kármico, guardião dos templos e dos filhos de fé.

São espíritos que já viveram na terra, foram encarnados e mediante o cumprimento de seus karmas ou Carmas, foram recrutados para os trabalhos nas falanges de Umbanda sobre a regência do Exú Orixá.

O trabalho de Exú não é fácil, faz o intercâmbio das zonas da luz para as sombras e das sombras para as trevas. É denso o plano de atuação de Exú, as guerras são infinitas e o trabalho constante. Exú tem passe livre nas regiões umbralinas (Umbral), "morada" das almas sofredoras, onde vira e mexe estão executando o trabalho de encaminhamento dessas almas ou simplesmente deixando essas almas para "reflexão".

São nas falanges dos Exús que os mais novos recrutados se agrupam e vão realizando tarefas para evolução até que cheguem nos graus de sentinelas, guardiões e guardiões superiores, hierarquias que não correm o risco de serem corrompidas e não reencarnam mais.

são os Exús que abrem os caminhos, eliminando da vida dos filhos de fé os "trabalhos feitos", "magias negativas", "bozós", as "mirongas" e "saperangas"; as "macumbas" na linguagem popular. São os Exús que recebem as oferendas e encaminham as "energias livres", ou fluídos às hostes superiores e devolvem ao filho de fé em forma de axé e bênçãos. São eles que nos guardam dia e noite, noite e dia.

O Exú Orixá é uma Divindade, assim como os outros Orixás (Ogum, Iansã, Oxum...), emanações, vibrações de DEUS. O que muda são seus domínios. Exú Orixá é o Senhor das energias, dos entrecruzamentos vibratórios nas encruzilhadas da vida. Suas oferendas são dedicadas nas encruzilhadas das matas e não nas encruzilhadas de rua como fazem os desavisados.

A Umbanda é monoteísta, sendo assim, seus filhos de fé e simpatizantes adoram apenas um DEUS (OLORUM) e ele possui seus emissários, suas vibrações e emanações. Esses são representados por seus domínios e forças da natureza, sendo o mar, as matas, as cachoeiras, as pedreiras, as encruzilhadas, as estradas ou caminhos e assim por diante. Os Orixás, são Seres puros, que nunca encarnaram e superiores em hierarquia e sintonia vibracional dos falangeiros de Umbanda (Espíritos que trabalham nas linhas, assim como Exú, Pomba gira e Exús Mirins).


Mãe Michelle de Oxum

Texto baseado em nossa doutrina de Umbanda e convicções de fé.

Comments


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • 10562952_731697146891745_4240837552369321107_n
  • 93a51a_d210fa3a9c2848d68b551c5a24323fc4
  • 6ddc9e2fdc2a04664afd02ef645e83c2
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page